
A HISTÓRIA DO TAI CHI CHUAN
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa. Este estilo de kung fu é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio.
Origem
A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores dessa arte.
O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do tai chi chuan através da figura do taoista imortal Zhang Sanfeng.
Zhang Sanfeng.
Segundo uma das histórias registradas sobre este mestre, Zhang Sanfeng morou no templo taoista chamado monte Wudang, onde já havia desenvolvido uma forma de arte marcial conhecida como Os trinta e dois estilos do punho longo de Wudang.
Zhang Sanfeng teria criado As treze posturas fundamentais do tai chi ao observar a luta entre um pássaro (segundo algumas versões, um grou) e uma cobra.
Nessa observação, constatou como a flexibilidade pode se sobrepor à rigidez, e depois passou a ser chamada de tai chi chuan.

Nenhum comentário:
Postar um comentário